Dados da Organização Mundial do Turismo, OMT revelam que o desempenho global do sector em 2021 teve um crescimento de 4%, em comparação com o ano anterior.
O último relatório da OMT destaca, no entanto, que as chegadas de turistas internacionais estiveram 72% abaixo de 2019, antes da pandemia.
No segundo semestre do ano passado, houve uma recuperação do turismo internacional, mas as chegadas em dezembro ficaram 65% abaixo dos níveis de 2019, refere o relatório da OMT citado pela agência ONU News.
A análise feita por um painel de especialistas da OMT destaca que a maioria dos profissionais do sector, cerca de 61%, prevê melhores perspectivas para 2022.
As viagens deverão recuperar para cerca de 58%. No entanto, para cerca de 64% a esperança é que as chegadas internacionais retornem aos níveis pré-pandemia em 2024 ou mais além.
A OMT alerta para a necessidade de o processo de vacinação ser mais abrangente para uma recuperação efectiva do turismo internacional.
Outros fatores determinantes e que são avançados pela OMT são um maior levantamento das restrições de viagem, coordenação e fornecimento de informações mais claras sobre os protocolos de viagem.
Após um ligeiro declínio entre janeiro e abril de 2022, espera-se que estes aspectos possam determinar a recuperação.
A Chegadas de turistas internacionais estiveram 72% abaixo de 2019, antes da pandemia. Contudo, O relatório diz que este número poderá crescer de 30 a 78% este ano, em comparação com o 2021.
No entanto, os níveis das visitas ainda estariam entre 50% e 63% abaixo do pré-pandemia.
Nos países que têm “grandes mercados domésticos”, o turismo interno continua a ajudar na recuperação do setor de viagens.
Os especialistas da OMT apontam tendências como “turismo doméstico”, “viagem próximo de casa”, “atividades ao ar livre”, “produtos baseados na natureza” e “turismo rural” entre as principais que devem moldar o setor em 2022.
Fonte: ONU News