O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, decretou o congelamento de quase toda a assistência estrangeira em todo o mundo, com efeito imediato, incluindo para Moçambique.
O congelamento coloca em em causa biliões de dólares destinados a programas económicos e de segurança em todo o mundo excepção dos recursos destinados a Israel e ao Egipto.
Em Moçambique, poderão ser afectados mais de 400 milhões de dólares que anualmente são destinados ao sector da Saúde, dos quais 250 para o programa de combate ao HIV.
Isto significa que, com a suspensão da ajuda externa, o país poderá enfrentar grandes dificuldades para a compra de antirretrovirais.
Em Abril de 2022, Moçambique e os EUA assinaram um acordo de Cooperação para o Desenvolvimento de 1.5 mil milhões de dólares para cinco anos, ou seja, até 2027.
A pausa de 90 dias em auxílios internacionais determinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vale para ajudas novas e existentes, segundo memorando do Departamento de Estado ao qual a Reuters teve acesso nesta sexta-feira (24).
Os programas afectados incluem iniciativas de combate à fome, apoio a refugiados e esforços para promover a segurança regional.
O período de revisão deve durar até 90 dias e deixará o destino de centenas de contratos de ajuda externa dos Estados Unidos, estimados em mais de 70 biliões de dólares suspensos por três meses.
Com o congelamento, o Governo de Trump pretende avaliar a eficiência e a consistência dessa política externa.
Deixe uma resposta