Trump acusado de 34 crimes. O que pode acontecer agora ao ex-presidente dos Estados Unidos?

Trump acusado de 34 crimes. O que pode acontecer agora ao ex-presidente dos Estados Unidos?

É a primeira vez na história dos Estados Unidos que um ex-presidente se vê indiciado criminalmente. Donald Trump está acusado pela justiça de Nova Iorque da prática de 34 crimes. O que pode suceder de ora em diante?

O antecessor de Joe Biden na Casa Branca é alvo de 34 acusações de falsificação de contas bancárias, embora se tenha declarado inocente em tribunal e considerado o processo “um insulto” ao país. Trump é ainda acusado de ter pago, durante a campanha presidencial de 2016, o silêncio de duas mulheres com quem se terá envolvido.

Numa sessão de cerca de 40 minutos, segundo a RTP, Trump alegou inocência, acabando por deixar o tribunal nova-iorquino em liberdade e sem qualquer medida de coação, voltando para a Florida.

O possível julgamento do ex-presidente republicano e empresário pode começar em Janeiro de 2024, segundo o juiz Juan Merchan. Já a defesa do magnata vai tentar a anulação da acusação e aponta o julgamento só para a primavera do próximo ano.

O gabinete do procurador distrital de Manhattan, responsável pela investigação neste processo contra Trump, considera que o ex-presidente cometeu parte destes crimes para “promover a sua candidatura” para as eleições presidenciais de 2016.

Alvin Bragg detalhou, em comunicado, que os pagamentos em troca de silêncio foram feitos a um porteiro da Trump Tower, que alegou ter informações sobre um caso de paternidade extraconjugal de Trump (terá recebido 30 mil dólares), a uma mulher que se apresentou como ex-amante (150 mil dólares) e à actriz pornográfica Stormy Daniels (130 mil dólares), por alegada relação extraconjugal.

Confrontado com os pagamentos para encobrir três casos embaraçosos antes das eleições presidenciais de 2016, num total de 34 acusações relacionadas com diferentes tipos de “falsificação de registos comerciais”, ex-presidente declarou-se inocente perante o tribunal criminal de Manhattan.

Prevê-se agora que a próxima audiência de Trump seja marcada para 4 de Dezembro deste ano, podendo ainda ser adiada. Um dos advogados de Donald Trump advertiu que lutará contra as acusações que pendem sobre o ex-presidente e qualificou a situação como “triste”. “A acusação em si é um padrão”, disse o advogado Todd Blanche já fora do tribunal de Manhattan. Acrescentou que iriam “lutar contra ela, lutar com força”.

A equipa de advogados pediu também que Trump seja dispensado de comparecer pessoalmente às audiências, devido aos procedimentos extraordinários de segurança.

Apesar das acusações e do processo ainda estar a decorrer, Donald Trump pode continuar a concorrer à Casa Branca nas Eleições Presidenciais de 2024. Espera-se que os republicanos apoiantes do ex-presidente usem as acusações para atingir os democratas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.