O Tribunal distrital de Montepuez, em Cabo Delgado, condenou dois cidadãos, Mbonda Macesse e Manuel Pedro, a penas de quatro anos de prisão por prática de mineração ilegal dentro da área concessionada à empresa Montepuez Ruby Mining (MRM), na região de Namanhumbir.
Um nota da MRM considera que as autoridades judiciais estão a levar a sério a questão do garimpo, tendo em conta os danos à economia nacional e ao tecido social local.
“A MRM continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades para assegurar que os surpreendidos a praticar a exploração ilegal de rubis, na sua concessão, sejam tratados em conformidade com a lei”, disse uma fonte da empresa.
A mineradora mostra-se preocupada com o número crescente de incidentes, ataques e fatalidades envolvendo garimpeiros, na sua concessão.
“As práticas inseguras dos mineiros ilegais, que são normalmente supervisionados ou coagidos por sindicatos de contrabando ilegal de pedras preciosas, financiados por comerciantes estrangeiros que operam na região, continuam a resultar na perda de vidas humanas”, refere o documento.