Tribunal absolve estudantes que protestaram contra condições em escola

Tribunal absolve estudantes que protestaram contra condições em escola

O tribunal de Maputo absolveu os seis estudantes que estavam a julgar por desacato às autoridades, depois de terem promovido uma marcha contra “condições desumanas” no internato da Escola Superior de Ciências Náuticas.

“Este processo, na verdade, provavelmente, nem devia ser julgado, não devia ter chegado aqui”, disse citada pela Lusa, a juíza responsável pelo processo, depois de anunciar, na segunda-feira, a decisão de absolver os arguidos da prática do crime de desobediência, de que estavam acusados.

Apontou igualmente “falta de provas” e afirmou que “houve excesso na detenção dos estudantes”, dizendo mesmo que, ouvido em tribunal, o agente da polícia não conseguiu “explicar” como “chegou ao crime de desobediência”.

Em causa está o caso de seis estudantes, que estiveram detidos de 02 a 05 de Outubro, quando foram restituídos à liberdade por decisão do Tribunal Judicial da cidade de Maputo, mediante termo de identidade e residência

O grupo de estudantes terá sido detido no recinto da escola, depois de ter organizado uma marcha, que tinha como destino o Ministério dos Transportes e Comunicação, que tutela a instituição, para pedir melhores condições no internato, escreve a Lusa.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.