O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita disse que de 2020 a esta parte, três milhões de pessoas passaram a ter acesso à água potável.
“Até ao presente momento, neste ciclo governativo, cerca de três milhões de pessoas foram adicionalmente cobertas com serviços seguros de abastecimento de água e cerca de 2.6 milhões de pessoas com serviços seguros de saneamento” disse Carlos Mesquita citado pelo jornal O “País” .
O governante falava num encontro anual do sector das águas, que teve lugar esta segunda-feira na Cidade de Maputo, onde partilhou alguns dados sobre a situação de abastecimento de água no país.
Em termos globais, o governante revelou que actualmente a população coberta com abastecimento de água segura é de mais de 20.7 milhões de pessoas, e do saneamento em cerca de 13 milhões de pessoas.
O ministro afirma ainda que os ganhos alcançados reduziram o número de pessoas que percorrem quilómetros à busca do precioso líquido.
“Notamos com satisfação que com a expansão dos serviços de abastecimento de água, às zonas rurais há uma tendência crescente de opção de água nas residências, em detrimento das fontes de água, reduzindo significativamente as distâncias percorridas pela população para busca do precioso líquido”, disse.
O Governo promete investir na construção de sistemas de retenção de água nas zonas semiáridas, como forma de prevenir os impactos da seca nos próximos meses.
Deixe uma resposta