Vários hectares de culturas diversas, com destaques para milho, estão inundados, no distrito de Chibuto, Guijá e Chókwè, província de Gaza, na sequência do transbordo de alguns rios que cruzam aquela região do País.
A situação, de acordo com as autoridades, afecta pelo menos 22 mil pessoas dos três distritos, que já receiam pela possibilidade de virem a enfrentar “escassez de produtos alimentares nos próximos tempos”.
Os campos de produção de milho são os que mais sofreram, deixando famílias no desespero.
Desde o início do ano, várias localidades ribeirinhas dos distritos de Magude, em Maputo, e Magude, em Gaza, têm enfrentado inundações e a Administração Regional das Águas do Sul (ARA-Sul) tem vindo a apelar à população a tomar medidas de precaução ao se fazer aos rios Maputo, Incomáti e Limpopo, sob o risco de serem arrastados pela força da água.
Entretanto, dados da instituição indicam que entre segunda-feira e quarta-feira, houve registo de chuva fraca e dispersa na rede de observação hidro-climatológica da região sul do País, colocando os rios Limpopo, em Sicacate, Combomune, Pafuri e Chókwè; Incomati e Maputo, em Madubula, acima do nível de alerta.
(Foto DR)
Deixe uma resposta