A petrolífera Totalenergies poderá retomar as suas actividades em Afungi, Área 1 da Bacia do Rovuma, fruto da melhoria das condições de segurança, com a expulsão dos terroristas que a 24 de Março do ano passado atacaram o distrito de Palma, forçando a interrupção dos trabalhos daquela multinacional.
“A acção militar em Cabo Delgado permite assegurar que a curto prazo a Total poderá retomar as actividades em Afungi”, assegurou o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias.
O governante que falava esta quarta-feira no Parlamento assegurou a melhoria de electrificação rural com a colocação de energia em mais de 50 postos administrativos, dos quais 19, nas províncias de Niassa, Nampula, Zambézia e Cabo Delgado.
Carlos Zacarias assegurou igualmente, que nos próximos dias irão arrancar os trabalhos de construção e reabilitação das subestações de Infulene, Matola-Gare e Magoanine, com vista à melhoria da rede eléctrica, na região do Grande Maputo, bem como intervenções similares nas províncias de Tete e Sofala.