A empresa Tongaat Hulett, que explora as açucareiras de Mafambisse, em Sofala, e de Xinavane, Maputo, acaba de anunciar uma proposta de recapitalização, através de uma oferta de direitos de novas acções, parcialmente subscrita pela Magister Investments Limited, accionista e parceiro do grupo.
Trata-se de uma injecção financeira que será feita em todas as unidades de produção que operam em toda a África Austral.
“As receitas da oferta serão utilizadas para reposicionar, de forma sustentável, o grupo e ajudar a assegurar o futuro dos seus cerca de 29 mil (no pico da época de colheita) trabalhadores, em operações na África do Sul, Moçambique, Zimbabwe e Botswana”, lê-se em comunicado da empresa.
Segundo a empresa, uma oferta de direitos bem-sucedida irá reduzir mais a dívida de forma significativa que o grupo tem no mercado, permitindo à gestão concentrar-se no reposicionamento da empresa para o crescimento a longo prazo.
Entretanto, o montante do capital próprio a ser angariado e o preço da oferta de direitos está ainda por determinar, mas espera-se que permita à empresa reduzir a dívida para níveis sustentáveis.