Tmcel investe 132 milhões de dólares na instalação do “backbone”

Tmcel investe 132 milhões de dólares na instalação do “backbone”

 Moçambique Telecom (Tmcel)  investe 132 milhões de dólares está na modernização e expansão da rede de transmissão, com a instalação do “backbone” de elevado desempenho e fiabilidade. 

A melhoria da rede vai permitir o aumento da capacidade da espinha dorsal de transmissão, aperfeiçoando, deste modo, o desempenho na ligação dos clientes (empresas e instituições) à internet, através do aproveitamento total da banda larga, cuja capacidade passará de 50 para 400 gigas.

Esta informação foi dada a conhecer pelo presidente do Conselho de Administração da Tmcel, Mahomed Rafique Jusob, à margem da cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento, entre aquela operadora de telecomunicações e a APIEX-Agência para a Promoção de Investimento e Exportações, ocorrida no decurso da Feira Internacional de Maputo (FACIM).

O acordo, segundo explicou Mahomed Rafique Jusob, visa o fornecimento de serviços de banda larga (internet) e de telecomunicações às próximas edições da maior feira agrícola, industrial e comercial do País, para que sejam disponibilizados aos expositores nacionais e estrangeiros.

“Estamos a fazer a transformação e modernização da nossa rede, investindo 132 milhões de dólares norte-americanos. Está em curso a instalação do ‘backbone’ em fibra óptica, que vai passar de 50 gigas de capacidade, para 400 gigas, com vista a alargar a capacidade do serviço a partir de Inchope para Tete, Inchope–Chimoio, Inchope-Nampula e Inchope-Pemba”, frisou.

Trata-se de um projecto que vai permitir a expansão da cobertura e melhoria da qualidade da rede da Tmcel, especificamente no que respeita aos serviços de voz e dados, bem como o aumento da capacidade e de disponibilidade de serviços prestados aos clientes.

Neste momento, avançou, o projecto de modernização da rede desenrola-se na província de Gaza, após ter já alcançado o distrito de Morrumbene, em Inhambane.

Em paralelo com esta empreitada, a operadora de telefonia fixa e móvel procede à instalação de várias antenas na cidade da Beira, província de Sofala.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.