A companhia australiana de energia, Tlou Energy Ltd., anunciou aos investidores que pretende iniciar a produção hidrogénio verde no projecto Lesedi, no Botswana, a partir do próximo ano, como parte dos seus esforços para oferecer opções de produção de energia mais limpas e mais ecológicas.
A Tlou Energy Ltd. trabalha no projecto Lesedi com a tecnológica de hidrogénio Synergen Met e juntas vão tentar produzir hidrogénio limpo combinando as grandes reservas de gás natural existentes e a abundante energia solar. E, segundo a empresa australiana, em comunicado, a engenharia de protótipos está a decorrer conforme o plano.
“Relativamente às licenças e acordos para a comercialização do nosso gás, a Tlou está muito avançada”, disse o Director-geral da Tlou, Tony Gilby, citado no documento.
A Synergen Met prevê realizar uma oferta pública inicial nos próximos meses, e a Tlou tem a opção de participar da operação de angariação de capital até três milhões de dólares ao abrigo do seu acordo de parceria.
Com base em avaliações comparativas de empresas semelhantes cotadas na bolsa, a empresa de recursos naturais cotada no AIM prevê uma melhoria significativa para um potencial investimento na Synergen Met. Além disso, a colaboração com o sócio permite uma considerável expansão e uma nova rota para o mercado do gás da Tlou no Botswana, refere o comunicado.