Timbila como património oral e imaterial da humanidade vai hoje a debate

Timbila como património oral e imaterial da humanidade vai hoje a debate

O instrumento acústico de origem moçambicana, a Timbila, será alvo de debate, hoje, no Instituto Guimarães Rosa, na cidade de Maputo, como candidato a património oral e imaterial da humanidade.

Espera-se que o debate, intitulado “Candidatura da Timbila a Património Oral e Imaterial da Humanidade”, ofereça subsídios suficientes para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) admitir o instrumento ao estatuto.

O encontro vai constituir-se numa oportunidade para uma maior compreensão dos desafios de conservação e promoção da Timbila. Desde 2008, a Timbila é património protegido da UNESCO.

ATimbila é um instrumento tradicional moçambicano de percussão, multidimensional,feito à base de madeira apropriada e tratada e cabaço/cabaça de frutassilvestres como massala. Tem origem com o povo cicope “chichope” no distrito deZavala, província de Inhambane. Com Timbilas é possível formar uma orquestramusical. As timbilas são tocadas com baquetas cujas pontas são revestidas deborracha.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.