Cerca de 400 mil pessoas na cidade de Maputo, já foram abrangidas pela campanha “Testa lá”, lançada pelo Ministério da Saúde (MISAU), há quase quatro meses, cujo objectivo é massificar a prevenção e controlo dos níveis de infecção pelo Vírus HIV.
Os dados foram revelados no decurso de uma palestra, realizada, recentemente, pela Tmcel-Moçambique Telecom, em parceria com o MISAU e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), por ocasião do Dia Mundial da Luta Contra o HIV-Sida, que se assinala a 1 de Dezembro.
Na ocasião, Marlene Pereira, da Direcção de Saúde da cidade de Maputo, disse que, com a campanha “Testa lá” pretende-se alcançar as pessoas através da testagem voluntária.
“O principal objectivo do programa é consciencializar a todos para testar para que, os casos positivos, possam dar início ao processo através da Terapia Anti-retroviral (TARV) e, acima de tudo, para evitar a estigmatização das pessoas que vivem com o HIV-Sida, assim como o aumento de novas infecções.
Segundo Marlene Pereira, os dados do Gabinete Parlamentar de Prevenção e Combate ao HIV-Sida (GPPC-HIV e SIDA), referente aos meses de Abril e Outubro de 2022, indicam que mais de dois milhões de pessoas vivem com o HIV-Sida, em Moçambique. Este facto torna o País como o segundo com maior número de infectados pelo vírus e terceiro com maior carga de novas infecções no mundo.
Por sua vez, Orlando Vuma, chefe do Departamento de Marketing da Tmcel, explicou que o objectivo da palestra é dotar os trabalhadores da empresa de noções sobre os novos métodos de prevenção de HIV-Sida, os métodos de tratamento disponíveis e ainda sobre os grupos vulneráveis à contaminação pelo HIV-Sida.
“A campanha ‘Testa lá’ ainda está na fase piloto e dependendo dos resultados a serem alcançados poderá ser replicada. Entretanto, está mais do que provado que quanto mais forem massificados os pontos de testagem e informação, a consciencialização vai aumentar, minimizando-se, desde modo, a problemática do HIV-Sida”, concluiu.
Importa referir que a cidade de Maputo tem, actualmente, cerca de 170 mil pacientes activos em Terapia Anti-retroviral (TARV).
De realçar, igualmente, que a parceria entre a Tmcel e o MISAU perdura há longos anos e ambos têm unido sinergias e esforços na área da saúde, levando a cabo várias acções de comunicação e sensibilização sobre saúde pública, através do uso da plataforma tecnológica da operadora, acções estas que já estão a surtir efeitos positivos.
Deixe uma resposta