A Syrah Resources recebeu relatos de um ataque de rebeldes num projecto de mina nas proximidades de Ancuabe, a cerca de 200 km de Balama, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
Este ataque recente, após outro incidente na mesma zona nos últimos dias, são os primeiros ataques confirmados no distrito de Ancuabe.
Antes destes incidentes tinha havido uma melhoria significativa na situação global de segurança em Cabo Delgado. Os incidentes ocorreram entre 30km e 40km da estrada N1, a principal via de transporte entre Balama, Nacala e Pemba.
A Syrah e o seu fornecedor de serviços logísticos tomaram a medida de precaução de suspender todo o pessoal e movimentos logísticos através da secção da rota até que mais informações estejam disponíveis.
As operações mineiras e de processamento de Balama não estão actualmente afectadas. A maior prioridade da Syrah é a saúde e segurança dos funcionarios e empreiteiros.
Consequentemente, a Empresa mantém estreito contacto com o Governo, autoridades de segurança e outras partes interessadas para monitorizar a situação e avaliar o reinício seguro das operações de transporte.
A Syrah continuará a actualizar o mercado sobre a situação de segurança e quaisquer impactos nas operações de Balama.
Deixe uma resposta