As actuais tensões geopolíticas, como a rivalidade entre China e Estados Unidos ou o conflito na Ucrânia, estão a mudar o fluxo de investimentos estrangeiros e podem provocar perdas equivalentes a 2% do PIB mundial, indicou esta quarta-feira o FMI.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou ontem um capítulo do seu relatório sobre perspectivas económicas e um outro do relatório sobre estabilidade financeira global nos quais faz uma análise das consequências da fragmentação geopolítica que ocorreu nos últimos anos e alerta para o protecionismo crescente de muitos países.
Na próxima semana, por ocasião das reuniões de primavera do FMI do Banco Mundial serão publicados os relatórios completos, atualizando as perspectivas de crescimento global.
Segundo o FMI, citado pelo Observador as preocupações sobre a fragmentação económica e financeira mundial intensificaram-se nos últimos anos no meio de tensões geopolíticas crescentes, entre China e Estados Unidos e também com a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Deixe uma resposta