Tempestade tropical severa Filipo: Província de Maputo activa centros protecção face ao alerta

Tempestade tropical severa Filipo: Província de Maputo activa centros protecção face ao alerta

As autoridades da província de Maputo está em alerta máximo para evitar perda de vidas humanas e danos materiais devido à ocorrência da tempestade tropical severa Filipo que já feriu sete pessoas e provocado um rasto de destruição de infra-estruturas na província de Inhambane.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o fenómeno poderá afectar, hoje, quarta-feira (13), a província de Maputo, provocando ventos, trovoadas e chuvas fortes.

Em risco de serem severamente afectados pelo fenómeno, estão os distritos da Manhiça e Magude.

A delegada do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), em Maputo, Sara Matches, explicou que em face deste alerta, a instituição está em prontidão para dar resposta em qualquer eventualidade.

“Desde que o alerta foi decretado, a activação de unidades de protecção civil e também já fizemos o pré-posicionamento de produtos alimentares nos distritos se Moamba, Magude, Matutuine e Namaacha na ordem de 13 toneladas para cada”, avançou a delegada, citada pela Rádio Moçambique.

Sara Matshes apela neste contexto as comunidades que residem nos distritos que poderão ser afectados por este fenómeno, a tomarem medidas de precaução e seguirem as recomendações do INAMI visando evitar danos maiores.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.