O Grupo VIP, que gere franquias de supermercados, incluindo o SPAR, foi flagrado, na quarta-feira, a roubar energia eléctrica da Electricidade de Moçambique (EDM), num escritório, no quinto andar, do prédio Jat 1, na baixa da cidade de Maputo.
A EDM já havia verificado anomalias no consumo de energia eléctrica quando fez-se ao local, na terça-feira, para inspeccionar as ligações foi impedida de realizar o trabalho, pois a porta não foi aberta.
No dia seguinte, quarta-feira, a EDM teve acesso ao escritório e constatou que as ligações tinham sido manipuladas com a instalação de novos dispositivos, mas, ainda assim, foi possível detectar a fraude.
“A EDM está agora a seguir uma pista para desmascarar quem, dentro da empresa, facilitou que o Vip Group consumisse, ilegalmente, electricidade da companhia pública sem pagar”, segundo a fonte.
No primeiro trimestre deste ano, a EDM perdeu cerca de 250 mil dólares devido à vandalização das suas infra-estruturas em todo o país. Os prejuízos foram anunciados segunda-feira, em Maputo, pelo Administrador da Área Comercial, Distribuição e Informática da empresa, Francisco Inroga.
O valor perdido durante os primeiros três meses do ano serviria para fornecer electricidade a 50 mil pessoas na região sul do país, onde se regista o maior número de casos.
Os números de 2021 são mais alarmantes: cerca de 16 milhões de dólares. Em conexão com os crimes do ano passado, 95 pessoas foram presas.
Deixe uma resposta