Subiu para 11 o número de óbitos provocados pelo Ciclone Gombe em Nampula

Subiu para 11 o número de óbitos em consequência da passagem do ciclone Tropical Gombe na província de Nampula. O último caso aconteceu no distrito de Monapo, onde na madrugada deste sábado foi encontrado um corpo de uma idosa por baixo de uma parede.

Os números preliminares foram partilhados este sábado pelo governador de Nampula, Manuel Rodrigues, o qual acrescentou que as mortes foram registadas nos distritos de Monapo, Angoche, Nampula e Ilha de Moçambique.

Entretanto, este sábado duas comitivas do Secretário de Estado de Nampula e do Governador que se deslocaram ao terreno para avaliar os danos causados pelo Ciclone Tropical Gombe não conseguiram ao distrito de Mogincual.

As duas a partir de da cidade de Nampula, quer passando por Liúpo, quer por Monapo não é possível chegar ao distrito de Mogincual devido o corta da comunicação.

Esta situação, deixou o governador de Nampula muito agastado, porque as actividades estão totalmente paralisadas.

Entretanto, equipas multissectoriais foram enviadas a partir deste sábado, a todos vinte e três distritos da província para o levantamento dos estragos provocados pela tempestade tropical Gombe que fustigou a província esta sexta-feira.

Para além destas equipas, outras chefiadas por dirigentes de nível central e provincial estão a escalar alguns distritos para aferir o nível do impacto do fenómeno.

A Presidente do INGD, Luísa Meque está a trabalhar no distrito de Liúpo e depois Angoche, o governador de Nampula, Manuel Rodrigues no distrito de Mogincual.

Este sábado o Secretario do Estado escalou o Hospital Central de Nampula, onde além de se inteirar do nível de prontidão daquela unidade sanitária, para responder situações de doenças decorrentes da passagem do GOMBE, visitou alguns feridos em consequência de desabamento de casas e muros.

Mety Gondola disse que neste momento a situação dos distritos atingidos pelo ciclone é preocupante, a avaliar pelo nível de destruição de infra-estruturas.

Entretanto, não há comunicação entre os distritos de Liúpo e Mogincual, devido a destruição de um pontão pelas chuvas.

A comitiva do governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que se deslocava ao distrito de Mogincual, usando a via Liúpo, foi obrigada a regressar, recorrendo para o efeito, a estrada a partir de Monapo, segundo explicou o dirigente.

Apesar da melhoria do estado de tempo desde esta madrugada, após a passagem do Ciclone Tropical Gombe, alguns distritos da província de Nampula afectados pela intempérie sem comunicação por telefone e sem energia eléctrica.

Partilhar este artigo