Subida dos preços dos combustíveis foi para evitar colapso, diz Max Tonela

O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse, esta segunda-feira, que o Governo decidiu pelo aumento do preço dos combustíveis para continuar a ter abastecimento, uma vez que os importadores e distribuidores do sector operavam com prejuízos.

“O nível de prejuízo era tão elevado que algumas das empresas estavam a endividar-se com a banca, para fazer importações, sem capacidade para fazer a reposição”, revelou Tonela, durante o sexto conselho coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, em Pemba (Cabo Delgado).

O ministro disse que a alteração era necessária para garantir a continuidade do fornecimento, segura e reposição das reservas, e todo o trabalho levou em consideração a actual crise de petróleo a nível internacional.

Por outro lado, o ministro asseverou que o Governo continua a subsidiar o preço do gás de cozinha, pagando 12 meticais por cada quilograma.

Recorde-se que os novos preços de combustíveis começaram a vigorar na ultima quinta-feira (22), depois de a Autoridade Reguladora de Energia anunciar a subida de 7% a 22% no dia anterior como resultado da subida do barril do petróleo bruto, que rondava nos 85 dólares por barril.

Partilhar este artigo