A nova Embaixadora de Moçambique em Portugal, Stella Pinto Zeca, prometeu este fim de semana, em Lisboa, trabalho “árduo” em prol da comunidade moçambicana em Portugal e apelou à colaboração de todos.
“Quero que a Embaixada esteja junto da comunidade” para que ela (comunidade) “sinta a sua presença”, disse Stella Pinto Novo Zeca, citada pela AIM, falando este sábado no primeiro contacto com a comunidade moçambicana, depois de ter sido acreditada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 19 de Fevereiro.
“A casa é vossa”, sublinhou a nova embaixadora, prometendo trabalhar para todos, sem olhar pela cor partidária, numa audiência de cerca de 100 moçambicanos, numa estância turística em Lisboa. Prometeu igualmente consolidar o trabalho do seu antecessor, Joaquim Bule, melhorando cada vez mais o atendimento aos moçambicanos.
No mandato de Bule, a comunidade moçambicana em Portugal logrou várias conquistas, nomeadamente ser possível obter Registo Criminal, Passaporte e Bilhete de Identidade, entre vários serviços, sem se deslocar a Maputo.
Na ocasião, foi apresentada a nova equipa que compõe a Embaixada em Portugal e o Consulado em Lisboa. Mais de seis mil moçambicanos vivem actualmente em Portugal.
Professora de profissão, formada na Universidade Pedagógica (UP), foi nomeada Embaixadora em Janeiro deste ano pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
Nas eleições autárquicas de Outubro de 2023, Stella Novo Zeca foi cabeça de lista da Frelimo, partido no poder, em Moçambique, para o município da Beira, província de Sofala, e, perdeu para Albano Carige, candidato pela sua própria sucessão pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo partido da oposição.
Deixe uma resposta