Uma startup indiana construiu um veículo eléctrico mais leve de todos os tempos”, segundo a própria empresa é o carro mais rápido que o país já produziu, de acordo com a análise da imprensa internacional.
O Ekonk, construído pela Vazirani Automotive, com sede em Mumbai, é um protótipo VE que segue o conceito do modelo ‘Shul’ da empresa, que se estreou no icónico ‘Goodwood Festival of Speed’.
Segundo o portal “multinews”, o modelo com um único lugar recorre uma bateria sob medida, cujo sistema de arrefecimento está a cargo da passagem do ar, em vez da tradicional refrigeração líquida.
O automóvel tem 738 kg, agradecendo a sua leveza a uma estrutura produzida em fibra de carbono.
O coração deste VE tem uma potência de 722 cavalos, atingindo uma velocidade máxima de 308 km/h, chegando os 0km aos 100km, em apenas 2,5 segundos.
O carro foi testado numa pista de alta velocidade perto de Indore, na Índia.
“Para nós, o Ekonk significa um começo. É nosso primeiro veículo ‘vivo’”, exclamou em comunicado o fundador da empresa e ex-designer da Rolls-Royce, Chunky Vazirani.
Ainda não está claro se este modelo será comercializado, mas a empresa já garantiu que pelo menos parte da tecnologia testada fará parte das novas versões do ‘Shul’.