Cerca de 200 mil agentes eleitorais serão contratados a nível nacional pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) para formação, sensibilização e processo de votação nas Eleições Gerais de 09 de Outubro próximo. No estrangeiro, o STAE pretende recrutar 4800 candidatos.
O processo de recrutamento iniciou a 03 de Junho, e o conjunto de agentes vai subdividir-se em facilitadores nacionais, formadores provinciais, agentes de educação cívica e membros de mesa de voto. A formação desses grupos vai decorrer no mês de Setembro.
Citada pelo Notícias, a porta-voz do STAE, Regina Matsinhe, referiu que os cidadãos propostos para Membro da Mesa de Voto são oriundos dos partidos políticos com assento na Assembleia da República.
“…. Esses não submetem candidaturas porque veem com base numa lista enviada ao STAE, e são integrados nas formações, apenas para cobrir as mesas de voto com a tarefa de escrutinadores”, explicou.
De acordo com Regina, os interessados podem dirigir-se às direcções provinciais e distritais do STAE para se informarem sobre os requisitos necessários à inscrição para cada categoria.
Deixe uma resposta