Todas as províncias já têm material eleitoral

Todas as províncias já têm material eleitoral

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) assegurou hoje que todas as províncias do país já receberam os materiais de votação, inclusive, alguns já foram alocados para determinados distritos.

“Nos distritos já temos tomos todo o material estacionário, como urnas, cabines, malas metálicas. Estão também os quites de votação, que têm todo o material para a mesa de assembleia de voto, as actas, editais e boletins de voto. Está tudo isso em quites, devidamente fechados e guardados nos armazéns distritais, à guarda do chefe do sector de operações, assim como dos técnicos provenientes dos partidos políticos representados na assembleia da república”, assegurou, Regina Matsinhe, porta-vos do STAE.

A distribuição desse material, bem como dos membros das mesas de votação, ainda vai decorrer até terça-feira, por conta da acessibilidade das vias para se chegar aos destinos. Para alguns locais serão utilizados veículos à tracção como tractores, ou embarcações.

Doze dos 13 distritos de Sofala já receberam os materiais, faltando a cidade da Beira. Sete distritos de Inhambane, Govuro, Inhassoro, Mabote, Zavala, Inhassoro, Massinga e Vilankulo já receberam materiais, e faltam outros sete por receber.

Para o caso da província de Cabo Delgado, Matsinhe disse que tudo está a ser acautelado para, por meios alternativos, o material chegar às zonas de conflitos.

“A província já recebeu os materiais. E os materiais para os distritos serão distribuídos utilizando meios alternativos”, disse.

O distrito de Chiúre, o maior círculo eleitoral da província, já recebeu os materiais.

No estrangeiro, o material de votação já chegou a alguns países, e o processo de distribuição pode se estender até ao dia da votação. “Ainda não temos informação precisa a este momento…”. (Fontes: RM e STV)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.