O Spotify revelou que vai tomar medidas para combater a desinformação sobre a covid-19 na sua plataforma, após um movimento de boicote lançado pela lenda do ‘folk-rock’ Neil Young.
O número um do mundo em ‘streaming’ de música, em particular, vai incluir um aviso em todos os seus conteúdos que falem sobre a covid-19, em resposta às críticas recebidas pela emissão do programa “The Joe Rogan Experience”, apontado de promover a conspiração sobre a covid-19.
“Estamos a trabalhar para agregar um aviso de conteúdo a qualquer episódio de um ‘podcast’ que inclua uma discussão sobre a covid-19”, afirmou o presidente executivo da gigante da música ‘online’ sueca e de programas pré-gravados, Daniel Ek, em comunicado, no qual detalha os padrões de divulgação da empresa.
A gigante da música ‘online’ sueca, promete que irá orientar os ouvintes para um “centro covid-19, um recurso que fornece acesso fácil a informações actualizadas e orientadas por dados partilhados por cientistas, médicos, académicos e autoridades de saúde pública em todo o mundo, bem como ‘links’ para fontes confiáveis”.
A polémica em torno do Spotify centra-se no programa “The Joe Rogan Experience”, considerado como o ‘podcast’ mais popular dos Estados Unidos.
O programa, oferecido exclusivamente nesta plataforma depois de o Spotify ter assinado com Rogan por 100 milhões de dólares, tem sido criticado por promover teorias da conspiração sobre o coronavírus e incentivar a não vacinação.
Entretanto, o presidente executivo da plataforma também insistiu esta segunda-feira no compromisso do Spotify em lutar contra a desinformação assim como na educação sobre questões relacionadas com a covid-19.
“Lançamos vários recursos educativos e campanhas para criar consciencialização e desenvolvemos e promovemos um centro de informação global de covid-19”, rematou o presidente executivo do Spotify.