Sofala: Detido falso agente do SISE na cidade da Beira

Home » Sofala: Detido falso agente do SISE na cidade da Beira

Sofala: Detido falso agente do SISE na cidade da Beira

Sofala: Detido falso agente do SISE na cidade da Beira

Uma pessoa que supostamente se fazia passar por agente do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) foi detido na cidade da Beira, província de Sofala, quando tentava entregar um suposto criminoso à uma esquadra, neutralizado por ele mesmo.

Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), citada pelo jornal “O País”, o suposto falso agente cobrava, por cada detenção e apreensão de bens, mil meticais, usando um falso cartão de identificação.

O acusado terá iniciado as suas actividades em Janeiro do corrente ano. Através do uso de um falso cartão que o identificava como técnico forense, detia supostos criminosos e entregava-os às esquadras da cidade da Beira.

O agora detido afirma que deteve seis criminosos e entregou-os às esquadras, recuperou alguns bens, em troca de valores monetários das famílias que ajudava. Uma das vítimas do suposto falso agente do SISE foi até à esquadra para ter esclarecimentos, visto que conhecia o suposto burlador como “alguém da inteligência”.

“Eu fico espantado. A Polícia trabalha e diz que tem uma pessoa da inteligência. Eu sei que aquele é um burlador, então preciso que o comandante me explique que inteligência é essa. Quando minha filha foi detida, levaram os seus dois telefones, que deviam estar na posse da esquadra, mas estavam na posse dele, o tal da inteligência. Quando cheguei, disseram que os telefones estavam a ser trazidos, mas como, se deveriam estar aqui (na esquadra)”.

No entanto, a PRM já estava a par das acções do suposto falso agente do SISE e estava à sua procura. As acusações da vítima contribuíram para a detenção do criminoso. Depois de detido, o acusado assumiu os crimes e explicou como actuava.

“A pessoa recebe o meu cartão e quando sofre um roubo ou é assaltada, entra em contacto comigo e eu recupero as coisas, trago o bandido à esquadra e a pessoa (ajudada) paga”.
Disse ainda que na esquadra onde está detido já apresentou dois supostos criminosos, tendo sido detido quando ia apresentar o terceiro.

“Detiveram-me. A pessoa era culpada, mas fui detido”, lamentou, afirmando não estar arrependido dos seus actos, pelo contrário, declarou que se sente “honrado por ter ajudado as pessoas”.

 

(Foto DR)

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.