Sobe para 78 o número de mortos em inundações na África do Sul

Sobe para 78 o número de mortos em inundações na África do Sul

O número de mortos em enchentes em uma das províncias mais pobres da África do Sul subiu para pelo menos 78 na quinta-feira.

Falta de recursos dificulta as tentativas de resgata, disse uma alta autoridade que comanda as equipas de resgates, numa altura que em o processo já dura três dias.

A imprensa local fala das piores enchentes que atingiram a cidade de Mthatha e áreas vizinhas, arrastando vítimas, juntamente com partes de suas casas e carros.

Oscar Mabuyane, o primeiro-ministro da província do Cabo Oriental, disse citado pela imprensa local que as enchentes ocorreram enquanto muitas pessoas dormiam.

A água atingiu de 3 a 4 metros de altura em alguns pontos quando transbordou de um rio e atingiu comunidades próximas, acrescentou.
Mabuyane disse ainda que as autoridades locais tiveram dificuldades para lançar um esforço de resgate eficaz, já que o desastre aconteceu no que ele descreveu como uma região carente de recursos.
O primeiro-ministro da província do Cabo Oriental disse que a província predominantemente rural do Cabo Oriental, no sudeste da África do Sul, que abriga cerca de 7,2 milhões de pessoas, conta com apenas um helicóptero de resgate.

Ele veio da cidade de Gqeberha, a mais de 500 quilômetros de distância, para Mthatha. Um segundo helicóptero também foi enviado para ajudar.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.