Sistema de Informação de Finanças nacional é alvo de mais de 150 ataques cibernéticos por dia

Sistema de Informação de Finanças nacional é alvo de mais de 150 ataques cibernéticos por dia

O Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças de Moçambique (CEDSIF) revelou que a instituição regista mais de 150 ataques cibernéticos altamente perigosos, todos os dias.

“Para dar um exemplo, o CEDSIF é alvo, todos os dias, de pelo menos 150 ataques classificados como críticos. É uma realidade”, avançou o Administrador do CEDSIF, durante o debate sobre Cibersegurança e Privacidade de Dados no Sector Financeiro.

Com isto, João Alguineiro defende investimento a nível de infraestruturas de modo que seus mecanismos possam assegurar a identificação e bloqueio desses ataques. “Deve haver aqui uma abordagem conjunta, sistémica sobre o assunto”.

Para o Administrador é um enorme erro ignorar a ocorrência desses ataques, abordar a matéria de segurança cibernética de forma isolada, e pensar que a segurança é dispendiosa.

A segurança tecnológica dos dados bancários requer investimentos multidimensionais, reconheceu o Presidente do Conselho de Administração dos Aeroportos de Moçambique.

No entanto, Américo Muchanga refere que para se tomarem as acções necessárias à segurança cibernética não se deve esperar pela existência de todos os recursos.

“A transformação digital requer infraestruturas de telecomunicações, serviços digitalizados, dispositivos para o acesso aos serviços e capacidade financeira para pagar por esses serviços, mas não devemos pensar que precisamos de ter todas as condições criadas para podermos começar. Temos de começar com o que temos hoje e produzir as soluções para os nossos problemas”, disse, citado pela TMV.

Por outro lado, referiu que todas acções para garantir a segurança cibernética, através da computação em nuvem, vai carecer de um quadro regulatório estabelecido pelo banco central e Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.