SERNIC apreende 651 pontas de marfim no porto de Maputo com destino a Dubai

SERNIC apreende 651 pontas de marfim no porto de Maputo com destino a Dubai

O Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) e Autoridade Tributária de Moçambique (AT) interceptaram ontem, 21 de Março, por volta das 11h, um contentor de 20 pés contendo pontas de marfim empacotados em sacos, em uma quantidade de 651 no porto de Maputo com destino a Dubai.

Segundo informação da Moçambique Bio, na tentativa de ludibriar as autoridades, as espécies proibidas estavam arrumadas na parte central do interior do contentor e ao redor sacos de milho.

Neste momento, de acordo com a mesma publicação, diligências para identificar o exportador e despachante aduaneiro deste produto. No entanto, o advogado David Ucama avançou que o SERNIC deve comunicar a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) para se fazer a perícia destes produtos apreendidos.

“O SERNIC vai comunicar a ANAC para se fazer a perícia e ser o fiel depositário como tem sido habitualmente” – disse o advogado em matéria de conservação da Biodiversidade, David Ucama.

Por sua vez, o porta-voz do SERNIC, Leonardo Simbine, garantiu que em breve a Autoridade Tributária vai se pronunciar sobre o assunto.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.