O Sector da Saúde acaba de adquirir 16 aparelhos de raio-X digitais com capacidade de diagnóstico de doenças pulmonares e lesões.
A aquisição dos aparelhos cuja aquisição está orçada em 1,5 milhões de dólares, (100,5 milhões de meticais) conta com o apoio do Banco Mundial, disse a directora nacional de Assistência Médica no Ministério da Saúde (MISAU), Luísa Panguene, citada pelo “Notícias”.
A fonte esclareceu que os aparelhos adquiridos destinam-se principalmente aos hospitais de referência.
Acrescentou que os equipamentos serão instalados em unidades sanitárias em construção, em processo de requalificação ou onde é necessária a expansão dos serviços ou substituição dos danificados.
Ainda segundo a publicação, além da tuberculose, os aparelhos vão auxiliar no diagnóstico de todas as patologias pulmonares, como pneumonia, bronco-pneumonia e permitir a realização de exames de qualquer estrutura óssea, no caso de fracturas, e lesões tumorais em qualquer parte do corpo.
Entretanto, o equipamento não permite a impressão da película, sendo que as imagens podem ser partilhadas com o clínico de serviço através de um sistema informático. (Fonte: Notícias)
Deixe uma resposta