Sector agrário beneficia de 16.5 milhões de dólares

O Governo norte-americano, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), vai disponibilizar cerca de 16,5 milhões de dólares para financiar projectos agrícolas durante seis meses.

Neste sentido, aquele Estado assinou um acordo com o Absa Bank Moçambique para minimizar as dificuldades de financiamento do sector agrário, o que limita o desenvolvimento da cadeia de valor.

A Directora da USAID, Helen Pataki, disse que a iniciativa deve se capaz de desenvolver as zonas rurais através da geração de emprego, mas também, exportar o resultado da produção.

Mais ainda, “gostaríamos de enfatizar a nossa preocupação conjunta em envolver cada vez mais a mulher rural e a mulher empreendedora no acesso ao crédito, frisou.

O director da Banca Corporativa e de Investimento do Absa Bank Moçambique, Bernardo Aparício, disse que o financiamento tem potencial para alavancar o sector agrícola.
“Ao aumentar a capacidade financeira dos produtores, a renda dos mesmos também vai aumentar significativamente”, declarou.

A iniciativa prevê cobrir 30 projectos, que deverão dotar-se de capacidade para responder às necessidades internas do país.

Partilhar este artigo