Os tempos mudam e isso é sempre ditado pelo comportamento do homem em vários campos da vida, sendo o profissional um deles. Se antigamente era necessário estar bem-vestido, com cabelo aparado, somente para apresentar o Curricullum em uma empresa, hoje sequer precisa de sair de casa para fazê-lo. Por meio da internet é possível fazer o Curricullum constar da base de dados de talentos de uma empresa. É também por meio da internet que você pode apresentar os seu perfil profissional, e nisto é necessari alguma prudência de modo a despertar o interesse de algumas empresas….
Hoje, existem vários portais onde pode publicar o seu Curricullum, e o LinkedIn é, sem dúvidas, actualmente uma das principais ferramentas online para quem procura emprego.
Neste artigo você vai identificar erros os quais deverá evitar na plataforma….
Não incluir fotografia apropriadas Em primeiro lugar, o objectivo é mostrar que é um bom profissional e que está nesta rede para procurar emprego e não para promover a sua imagem ou mostrar a sua vida pessoal. Nesse sentido, fotografias na praia ou com roupas desportivas, óculos de sol ou algo do género, certamente não vão chamar a atenção do empregador pelas melhores razões.
Não adicionar links para sítios ou páginas de internet
Deve incluir links que remetam para o seu sítio, blogue, visual CV ou outro perfil online. Dessa forma, as pessoas podem ter acesso a mais informação sobre si, que tipo de pessoa é e o que está a fazer, por exemplo. Por fim, tente personalizar o seu texto em vez de “my company”, “my personal blog”, entre outros.
Não personalizar o URL público do seu perfil
O seu URL deve ser personalizado, ou seja, deve conter, por exemplo, o seu nome.
Não ter recomendações
Para procurar emprego no Linkedin é muito importante ter recomendações de pessoas com quem teve oportunidade de partilhar os seus estudos ou algum trabalho, por exemplo. Assim, deve solicitar recomendações que possam reforçar o seu perfil e imagem junto de quem o segue. Idealmente, deve ter pelo menos cinco.
Não ter um título profissional atractivo ou que não clarifique a área de negócio ou especialização
Estudos mostram que esta é a primeira coisa que os utilizadores vão ver no seu perfil. Dessa forma, é fundamental que a designação que escolheu seja apelativa, caso contrário não vai captar a atenção das outras pessoas.
Não ter uma secção de resumo capaz de chamar a atenção e de o diferenciar
O principal objectivo é chamar atenção das pessoas: “Quem sou eu? Porque posso fazer a diferença na sua empresa? Porque me devem contratar?”. Então, escolha números grandes e nomes de marcas das suas empresas e clientes.
Não incluir os seus interesses nas informações adicionais na parte inferior do seu perfil
Deve falar brevemente sobre os seus interesses paras as pessoas conhecerem um pouco melhor o seu lado pessoal. Por exemplo, indique os seus passatempos, quem sabe se não atrai alguém com as mesmas paixões.
Não ter um perfil fortepara procurar emprego no LinkedIn
Após o seu perfil estar completo, o próprio linkedin indica que as suas possibilidades de subir para o topo vão aumentar. Ou seja, fica a saber automaticamente a força do seu perfil no sentido de chamar a atenção de outros utilizadores. Para isso, deve sempre indicar no seu perfil:
- Fotografia;
- Cargo actual;
- Dois cargos anteriores;
- Formação académica;
- Resumo;
- Competências e especialidades;
- Por fim, pelo menos três recomendações.
Não fazer update do seu perfil com frequência
É essencial actualizar com regularidade o espaço “O que está a fazer?”. É igualmente importante actualizar as actividades na sua rede de contatos mas sempre com critério, caso contrário poderá ser mal interpretado.
Se possível, opte por usar uma plataforma para calendarizar as actualizações e acompanhar toda a sua actividade na rede. Dessa forma, faz uma melhor gestão da sua presença no linkedin. Além disso, deve evitar uma exposição em demasia, sob pena de banalizar a sua pessoa ou aquilo que publica.
Não entrar ou escolher mal os grupospara procurar emprego no LinkedIn
Deve aderir a vários grupos dentro da sua área de negócio e tendo em conta os seus objectivos. Por exemplo, se procura emprego na área do “procurement” fará todo o sentido aderir a eventuais grupos dentro desta categoria ou relacionados com a mesma. Por outro lado, publique artigos e informações, participe em discussões (saudáveis, claro) com utilidade para outros membros. (hrportugal)
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