A nova série Galaxy de smartphones da Samsung vai trazer componentes à base de materiais plásticos reciclados, nomeadamente, garrafas, redes de pesca e CDs, segundo anunciou a tecnológica.
A Samsung explica, por exemplo, que converte redes de pesca de nylon em pequenos pellets de resina e, posteriormente, são utilizados para produzir os suportes onde encaixam os botões de volume e de alimentação dos telefones.
“Os consumidores vão, mais cedo ou mais tarde, aperceber-se de que a sustentabilidade é a chave para diferenciar as marcas de smartphones premium”, disse o analista da Forrester, Thomas Husson, alertando que ainda há muito trabalho por se fazer.
Por outro lado, Bem Wood, da CCS Insight, afirma que “utilizar materiais reciclados é só uma peça do puzzle”, lembrando que o mais significativo é tornar os equipamentos mais duráveis no tempo para evitar as substituições regulares de telemóveis.
O lançamento desta linha de topo vai permitir à Samsung desfrutar de uma janela de oportunidade importante no mercado e estabelecer liderança: “dadas as dificuldades da Huawei, a falta de credenciais da marca Xiaomi na Europa e o facto de que a Apple só deve lançar o iPhone 14 no fim do ano”, afirma Husson.
Os novos Samsung Galaxy da linha S22 chegam ao mercado a 25 de Fevereiro.