O filho do primeiro Presidente de Moçambique vai apresentar a sua pré-candidatura à Presidência da República na reunião do Comité Central da Frelimo que se realiza a 5 e 6 de Abril.
Samora Machel Júnior é filho do primeiro Presidente do País pós-independência, o carismático Samora Machel, falecido em 1986.
As eleições gerais no País estão marcadas para 4 de Outubro e, neste momento, já é certo que o actual presidente e líder da Frelimo, Filipe Nyusi, afastou qualquer hipótese de rever a Constituição para se manter no poder.
Ainda que a reunião do Comité Central da Frelimo do próximo fim-de-semana não contemple oficialmente a discussão do candidato do partido à liderança do País, segundo o jornal Negócios, Samora Machel Júnior vai forçar o assunto, apresentando a sua pré-candidatura.
Contudo, este arrastamento do processo é visto como uma forma de protelar uma escolha: José Pacheco, Eduardo Mulembwe, Alberto Vaquina, Luísa Diogo, Aires Aly e Basílio Monteiro têm sido outras personalidades apontadas como potenciais candidatos.
Samora Machel Júnior, num documento publicado ontem (02) pelo semanário Savana, afirma que a sua “candidatura é fundamentada nos princípios da busca pela paz, pelo respeito à diversidade e à diferença, a promoção da inclusão e igualdade, dignidade humana” e pretende “assegurar o crescimento económico de Moçambique” garantido “um ambiente propício ao desenvolvimento” do País.
“A minha candidatura é um misto de inquietações mas também de esperança, visando dar respostas aos problemas e desejos dos moçambicanos”, sublinha o candidato.
Deixe uma resposta