A produção e lançamento de novos filmes tornou-se numa incerteza desde início da pandemia e pelas medidas de restrição que atingiram significativamente a indústria cinematográfica visando conter a propagação da covid-19. Apesar disto, em 2021 assistiu-se a uma sequência de lançamentos um pouco por todo mundo, depois de alguns alívios nas restrições.
Um outro questionamento relacionado a isso prendia-se a especulações sobre se as pessoas iriam as salas de cinema para desfrutar das novidades.
A decisão de muitas produtoras foi a de lançar os filmes em dois canais simultaneamente, nas salas de cinema e em serviços de streaming. Esta segunda opção trouxe desvantagem para os donos das salas de cinema, bem como para a fracturação de bilheteria dos filmes, por facilitar a possibilidade de piratear.
“Quando um filme é lançado simultaneamente em um serviço de streaming, uma cópia imaculada desse filme é disponibilizada no primeiro dia em que está nos cinemas”, disse o CEO da Associação Nacional dos Proprietários de Cinemas dos Estados Unidos da América, John Fithian.
Embora alguns dos filmes que estavam no topo da lista tivessem sucesso de bilheteria devido às circunstâncias da pandemia, os proprietários de cinemas argumentavam que perderam dinheiro com a pirataria.
A maioria dos filmes que apareceram com mais frequência nas listas de pirataria (aqueles que lideraram as listas por mais de duas semanas consecutivas) foram lançados simultaneamente nos cinemas e nos serviços de streaming
“Mortal Kombat” – Quatro semanas consecutivas; foi lançado nos cinemas e na HBO Max.
“Godzilla vs. Kong” – Três semanas consecutivas; foi lançado nos cinemas e na HBO Max.
“Black Widow” – três semanas consecutivas; foi lançado nos cinemas e no Disney+ Premier Access (taxa adicional de 30 dólares necessária para os assinantes assistirem).
“Free Guy” – três semanas consecutivas, duas das quais disponíveis em plataformas digitais.
“Venom: Let There Be Carnage” – três semanas consecutivas depois de estar disponível em plataformas digitais.
Existem outros mais, os quais pode ver aqui.