Moçambique defende tratamento igualitário das mercadorias em trânsito dentro dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com vista a se assegurar plena circulação e competitividade dos bens entre Estados com acesso directo ao mar e os do hiterland, informa o Notícias.
O desejo foi manifestado, na cidade da Beira, pelo director regional Centro da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), Âmido Abdala, durante um workshop sobre sistema de garantia de trânsito aduaneiro regional, evento da iniciativa do Secretariado da SADC.
A fonte citada pelo Notícias disse na ocasião que o encontro não pode significar mera convergência dos actores unidos pela mesma causa, mas uma oportunidade para a troca de experiência, socialização e debate de ideias que assegurem a plena circulação de mercadorias na região.
Abdala espera que os conhecimentos partilhados no fórum catalisem o despertar da consciência da SADC para uma participação mais activa na difusão de informações que concorram para a promoção da imagem do trânsito regional e consequente diminuição do contrabando.
Deixe uma resposta