A Rússia quer evitar entrar em incumprimento financeiro ‘deafult’ e tem como estratégia o pagamento de ‘eurobonds’ através de um mecanismo semelhante ao usado para pagar gás russo, em rublos.
A ideia teria sido avançada pelo Ministro russo das Finanças, Anton Siluanov, que explicou que para receber pagamentos, os detentores de ‘eurobonds’ terão de abrir contas em moeda estrangeira e em rublos num banco do país.
Ao enfrentar uma crise de dívida sem precedentes, Siluanov disse também que Moscovo vai continuar a servir a dívida externa em rublos.
“Tal como acontece com o pagamento de gás em rublos: somos creditados com moeda estrangeira, aqui trocamos por rublos em nome (do comprador do gás), e é assim que o pagamento se realiza. O mecanismo de liquidação das eurobonds vai funcionar da mesma forma, apenas na direcção contrária”, explicou.
Ou seja, o que acontece é que os investidores serão pagos em rublos na conta que abrirem em bancos russos, e esses rublos podem ser imediatamente convertidos em dólares ou outras moedas.
Desta forma, a Rússia vai conseguir contornar o sistema de pagamentos ocidentais.
Recorde-se que, na semana passada, os Estados Unidos pressionaram ainda mais a Rússia, colocando o país cada vez mais perto de registar um ‘default’ histórico ao não prolongar a licença para pagar aos detentores de dívida.
Deixe uma resposta