O Kremlin decidiu expulsar três diplomatas da Eslováquia em retaliação à decisão paralela tomada há cerca de duas semanas por Bratislava, anunciou esta segunda-feira o ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
De acordo com a “Reuters”, os três funcionários da Embaixada da Rússia na Eslováquia foram informados de que deverão deixar Moscovo no máximo até às 72 horas seguintes ao momento da notificação.
Em meados de Março, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Eslováquia ordenou a saída de três funcionários russos da representação diplomática da Rússia no país, a quem foram dadas 72 horas para abandonar o país, à imagem do prazo agora anunciado pelo Kremlin.
De acordo com o jornal Económico, na semana passada, a Polónia avançou com uma decisão semelhante motivada por um caso de espionagem, depois de a Agência para a Segurança Interna (ABW) ter identificado 45 pessoas — oficiais dos serviços secretos russos e indivíduos com ligações aos mesmos — que usufruíram do estatuto de diplomatas no país.