O Rand Merchant Bank (RMB), parceiro bancário corporativo e de investimento do FirstRand Bank Limited – do qual o FNB Moçambique é igualmente uma subsidiária, é coordenador global e bookrunner do African Export Import Bank (Afreximbank), com a concessão de um financiamento a prazo de 3 anos, no valor de 1.2 mil milhões de dólares norte-americanos (R18bi).
O Afreximbank é uma instituição financeira pan-africana que financia e promove o comércio intra e extra-africano. As receitas do financiamento a prazo serão aplicadas, essencialmente, para refinanciar recursos existentes e fins comerciais.
Suresh Chaytoo – Director do Sector da Banca e DFI’s do RMB disse: ” Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste esforço significativo do Afreximbank para impulsionar o seu mandato ao nível de África”. O suporte que esta angariação de fundos obteve internacionalmente é encorajador, e é uma prova da qualidade do crédito e da boa gestão do risco ao nível do Afreximbank”.
O RMB foi o único banco africano nomeado como coordenador global, o que demonstra o seu empenho em apoiar e sustentar o mercado de financiamentos em África. O RMB e o Afreximbank contam com uma longa relação de mais de 10 anos.
O RMB colaborou igualmente com o First Abu Dhabi Bank PJSC e o Standard Chartered Bank como coordenador global conjunto, bookrunner e responsável pelo processo de negociação do financiamento, lançado para um grupo limitado de bancos com um valor inicial equivalente a 600 milhões de dólares norte-americanos. O montante financiado ultrapassou 2.3 vezes o valor subscrito, permitindo ao Afreximbank elevar a quantia para 1.2 mil milhões USD e a consequente redução dos bancos envolvidos no negócio.
O êxito do lançamento desta transacção, decorrente do anúncio da variante Covid-19 Omicron, testemunha a robustez das relações com os investidores do Afreximbank e a elevada consideração e confiança que o mercado deposita na solidez financeira do Banco e na sua importância para o continente.
Peter Blenkinsop, Administrador Delegado (CEO) do FNB Moçambique, referiu “Esta transacção demonstra a mais valia que o FNB pode trazer com a capacidade e conhecimento do mercado internacional e africano, através da sua associação ao Grupo FirstRand e que está inteiramente à disposição das entidades Moçambicanas”.
O Afreximbank conta com um histórico de iniciativas de apoio a países africanos em tempos de crise. O Banco desembolsou mais de 7.5 mil milhões USD através do Mecanismo de Mitigação do Impacto Comercial Pandémico (PATIMFA) lançado em Abril de 2020, de modo a apoiar países membros a gerir o impacto adverso dos choques financeiros, económicos e sanitários causados pela Covid-19.