Reservas internacionais cresceram 11% em Dezembro para 3.4 mil milhões de dólares

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Moçambique, necessárias para as importações de bens e serviços, cresceram quase 11% no mês de Dezembro, para 3.4 mil milhões de dólares, devido aos donativos recebidos.

Os dados constam no relatório estatístico do Banco de Moçambique, que aponta que essas reservas – em moeda estrangeira – eram de quase 3.1 mil milhões de dólares no final de Novembro e o crescimento durante Dezembro foi impulsionado pelas entradas de 300 milhões de dólares em “donativos”, quase metade do total de entradas no mesmo mês.

Além disso, segundo o mesmo documento citado pela Revista Negócios, entram nestas contas, que totalizam um aumento absoluto de 334,6 milhões de dólares no espaço de um mês – já tinham crescido 44,9 milhões de dólares em Novembro -, mais 161,5 milhões de dólares em aprovisionamento de moeda estrangeira pelos bancos e 47,4 milhões de dólares para projectos do Estado.

“No sentido contrário, entre os 396,4 milhões de dólares de saídas de reservas em Dezembro, 214,5 milhões de dólares foram de transferências feitas pelos bancos e 39,8 milhões de dólares relativos ao pagamento do serviço da dívida moçambicana, entre outras”, lê-se no relatório.

Assim, segundo o banco central, Moçambique fechou o mês de Dezembro com reservas suficientes para cobrir 3,5 meses de necessidades de importações previstas para o ano (3,1 meses em Novembro), cobertura que aumenta para 4,3 meses “excluindo grandes projectos” (3,8 meses em Novembro).

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.