Requalificação do Porto de Nacala retarda arrecadação de receitas

Governo considera que as obras em curso de requalificação do Porto de Nacala retardaram a arrecadação de receitas planificadas para o presente ano. Segundo a Autoridade Tributária de Moçambique (AT), delegação de Nampula, estas obras contribuíram para o abrandamento da dinâmica de dragagem de navios naquele porto.

Muanjuma Sualehe, delegada provincial da AT em Nampula, dos 16 mil milhões de meticais planificados como meta de colecta de receitas para o presente ano, em Nampula, até agora foram arrecadados cerca de 14,6 mil milhões.

“Apesar de a requalificação do Porto de Nacala ser um factor constrangedor na colecta de receitas, estamos a trabalhar de forma árdua e acreditamos que podemos alcançar a nossa meta. É por isso que pedimos a colaboração de todos, incluindo a sociedade civil, neste processo de arrecadação de receitas”, garantiu a responsável.

Iniciadas em 2018, as obras de reabilitação do Porto de Nacala estão com algum atraso devido as medidas restritivas no contexto da pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, espera-se que, com a conclusão do projecto, o Porto de Nacala se torne uma referência regional de transporte marítimo com o aumento da capacidade de manuseamento de contentores.

Partilhar este artigo