Renamo ameaça paralisar o país se a Frelimo assassinar seus membros

Renamo ameaça paralisar o país se a Frelimo assassinar seus membros

O Presidente da Renamo, Ossufo Momade, acusou a Frelimo de ter na manga um projecto para assassinar os membros do maior partido da oposição em Moçambique. Momade ameaça paralisar o país caso se cumpra o plano ‘aniquilatório’.

“Eu deixo aqui uma grande mensagem: se isto é um propósito do partido Frelimo, e se um dos elementos da Renamo for assassinado, nós vamos fazer parar este país porque temos esta força”, disse, falando à imprensa, este sábado.

Na semana passada, o autarca da cidade de Nampula, pelo partido Renamo, Paulo Vahanle, denunciou uma tentativa de assassinato que, supostamente, seria concretizada por um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM), afecto á Unidade de Protecção de Altas Individualidades.

Reagindo ao caso em Nampula, Ossufo Momade lamentou o ocorrido, e anuiu que a paz no país está ameaçada.

“Lamentámos este projecto do partido Frelimo. Desde que iniciámos com as nossas actividades, em todos os nossos comícios, temos revelado que a Frelimo tem um projecto de tentar aniquilar alguns membros [da Renamo], e um dos dias é no dia 11.  A paz está ameaçada na medida em que quando um moçambicano é ameaçado é uma ameaça para todo o país”, referiu.

O Presidente da Renamo disse que as justificações do porta-voz da PRM, em Nampula, segundo as quais o agente à paisana estava em missão de serviço para proteger o edil são falsas, dado que a guarita de Vahanle não sabia do seu destacamento.

“Foi uma farsa, na medida em que se alguém aparece para me proteger eu tenho de saber, mais ainda porque ele vinha à paisana”, elucidou, recordando que acto similar aconteceu consigo em Chimoio, capital de Manica. “Os nossos guarda descobriram e desarmaram-no, imediatamente. A mesma situação que ocorreu em Nampula.”

Ele disse ainda que o caso de Nampula ora revelado não é o único, e que Frelimo está empenhada em abater os membros da Renamo.

“Temos alguns cabeças de lista que estão a receber telefonemas anónimos. Esse é um projecto da Frelimo, e eles sabem muito bem que não vão poder passar. A única alternativa deles é abater a cada um”, frisou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.