Reino Unido acolhe cimeira de investimento em África em Abril próximo

Reino Unido acolhe cimeira de investimento em África em Abril próximo

Dirigentes e chefes de Estados de 24 países africanos irão participar nos dias 23 e 24 de Abril próximo em Londres da segunda Cimeira de Investimentos em África.

O anúncio foi feito em Freetown, capital da Serra Leoa, durante uma visita do Ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly.

Segundo o comunicado que o MZNews teve acesso a Cimeira pretende reforçar parcerias Reino Unido-África com o objetivo de criar empregos e crescimento, apoiando talentos britânicos e africanos em domínios como os sectores financeiro e tecnológico, e promoverá as mulheres empresárias.

Terá como base os resultados da Cimeira de Investimentos Reino Unido-África 2020, assim como as Conferências (virtuais) de Investimentos Reino Unido-África realizadas em 2021 e 2022.

De referir que a Cimeira de Investimentos Reino Unido-África de 2020 foi um marco importante nas “nossas parcerias com países africanos, resultando no anúncio de £6,5 mil milhões em negócios, a que acresceram £8,9 mil milhões de compromissos de investimento.

As conferências virtuais nos anos seguintes levaram ao estabelecimento de novas ligações entre empresas do Reino Unido e de África, tendo contado com mais de 3.000 delegados de ambas as partes que analisaram oportunidades futuras de dinamização de negócios, com um enfoque em oportunidades de crescimento respeitador do ambiente em todo o continente.

Dados estatísticos indicam que até 2050, África terá uma população de 2 mil milhões de pessoas, metade das quais com menos de 25 anos de idade.

Nos próximos dois anos, prevê-se que a África Subsaariana registe um crescimento económico superior ao da média global.

E, num momento em que o mundo enfrenta o desafio claro e partilhado das alterações climáticas, o Reino Unido está a trabalhar com países africanos para os apoiar na mitigação e adaptação aos efeitos daquelas, reconhecendo o potencial abundante do continente em energias renováveis do futuro.

“Para fazermos crescer a economia do Reino Unido, criar oportunidades de crescimento e fortalecer a nossa segurança económica, temos de aprofundar os nossos laços com parceiros no mundo inteiro”, afirmou o Primeiro-Ministro Rishi Sunak.

“Esta cimeira irá garantir que conseguimos tirar partido do potencial das nossas relações em toda a África e fazer crescer as nossas economias em conjunto, tornando-as mais fortes, resilientes e inovadoras.”, acrescentou citado no comunicado.

Através da dinamização de ligações empresa-a-empresa, oportunidades comerciais e investimentos, a UK-AIS ajudará a tirar partido deste potencial para a criação da prosperidade mútua, crescimento económico, emprego e uma transição global para a energia verde.

Para Ministro dos Negócios, as relações comerciais e de investimento do Reino Unido com países em todo o continente africano conduzem a benefícios económicos mútuos significativos para todos.

“Ao afirmar a posição do Reino Unido como um dos principais investidores em África, esta segunda Cimeira de Investimentos em Londres tirará partido dos sucessos que conseguimos desde 2020, que conjugaram os pontos fortes, inovações e conhecimentos especializados do Reino Unido e dos nossos parceiros em toda a África para apoiarem investimentos fiáveis, sustentáveis e a longo prazo”, referiu.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.