As obras de reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula, só serão concluídas até Julho do próximo ano.
A informação foi prestada recentemente pelo director do Porto de Nacala, Neimo Induna, numa visita que a administradora do distrito de Nacala, Etelvina Fevereiro, efectuou à infraestrutura para se inteirar do ritmo dos trabalhos relativos à sua reabilitação, modernização e expansão.
A fonte referiu que a demora na conclusão das obras resulta do facto de envolverem grandes desembolsos, para além de que o mercado da região norte do país tem dificuldades de fornecer materiais de qualidade para os empreiteiros.
O “Notícias” sabe que o cronograma de actividades referentes ao projecto de reabilitação, modernização e expansão do Porto de Nacala tem estado a sofrer alterações em função da dinâmica do dia-a-dia.
Neste momento, o nível de execução situa-se em 34% e por isso houve a necessidade de alterar os prazos para a sua conclusão.
Falando no local, a administradora de Nacala, Etelvina Fevereiro, afirmou que o trabalho em curso vai permitir o descongestionamento de camiões ao longo da rotunda do porto.
O Porto de Nacala é estratégico porque é usado para o manuseamento de carga dos países da região, com destaque para o Malawi, Zâmbia e República Democrática do Congo (RD Congo), para além de mercadorias para a zona norte do país.
Durante anos, o Porto de Nacala esteve sob gestão do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), em regime de concessão, mas em 2019, por decisão do Governo, a infraestrutura voltou, com efeitos desde Janeiro de 2020, ao controlo da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).