Reabilitação do Porto de Nacala poderá ser concluída no próximo ano

As obras de reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula, só serão concluídas até Julho do próximo ano.

A informação foi prestada recentemente pelo director do Porto de Nacala, Neimo Induna, numa visita que a administradora do distrito de Nacala, Etelvina Fevereiro, efectuou à infraestrutura para se inteirar do ritmo dos trabalhos relativos à sua reabilitação, modernização e expansão.

A fonte referiu que a demora na conclusão das obras resulta do facto de envolverem grandes desembolsos, para além de que o mercado da região norte do país tem dificuldades de fornecer materiais de qualidade para os empreiteiros.

O “Notícias” sabe que o cronograma de actividades referentes ao projecto de reabilitação, modernização e expansão do Porto de Nacala tem estado a sofrer alterações em função da dinâmica do dia-a-dia.

Neste momento, o nível de execução situa-se em 34% e por isso houve a necessidade de alterar os prazos para a sua conclusão.

Falando no local, a administradora de Nacala, Etelvina Fevereiro, afirmou que o trabalho em curso vai permitir o descongestionamento de camiões ao longo da rotunda do porto.

O Porto de Nacala é estratégico porque é usado para o manuseamento de carga dos países da região, com destaque para o Malawi, Zâmbia e República Democrática do Congo (RD Congo), para além de mercadorias para a zona norte do país.

Durante anos, o Porto de Nacala esteve sob gestão do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), em regime de concessão, mas em 2019, por decisão do Governo, a infraestrutura voltou, com efeitos desde Janeiro de 2020, ao controlo da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Partilhar este artigo