RDC e China lançam primeiro projecto de exploração de lítio

As empresas Cominiere, da República Democrática do Congo (RDC) e Zijin Mining Group Co. Ltd, da China, lançaram oficialmente o seu primeiro projecto de exploração de lítio.

A joint-venture passou a denominar-se por Katamba Mining, e esta, através de um comunicado, emitido esta segunda-feira, disse que garantiu direitos mineiros a dois projectos de exploração e exploração de campos verdes na área periférica da mina de lítio de Manono, na RDC, “a fim de aumentar a competitividade da Zijin em novos minerais energéticos”.

O documento refere que a mina de lítio de Manono é controlada pela AVZ Minerals da Austrália, e as reservas de óxido de lítio da mina atingem os 8,78 milhões de toneladas.

A procura a nível internacional de lítio está a aumentar à medida que o mineral é utilizado em baterias de lítio-íon para veículos eléctricos.

No início de Novembro, a chinesa Zijin Mining havia, igualmente, aprovado o investimento numa fundição para o seu projecto de cobre Kamoa-Kakula ao lado das Minas Ivanhoe na RDC, num esforço para reduzir a dependência de fundições de terceiros.

Partilhar este artigo