Raro diamante cor de rosa descoberto no Botswana

É um dos maiores exemplares de diamantes cor de rosa descobertos em todo o mundo com 62,7 quilates, que também conta com a particularidade ser um dos tipos de diamante mais raro.

A descoberta foi anunciada pela companhia canadiana Lucara Diamond que detém a mina de Karowe neste país africano. A pedra tem o nome de “Boitumelo”, que significa “alegria” na língua local, Setswana.

Este diamante “representa o maior diamante cor de rosa descoberto no Botswana e um dos maiores diamantes cor de rosa do mundo”, segundo a companhia divulgou em comunicado.

O diamante tem 26x17x16 milímetros e é descrito pela empresa como uma gema de “alta qualidade” em “cor de rosa elegante”.

A 8 de Julho, a Lucara também tinha anunciado a descoberta de um diamante com 1 174 quilates nesta mesma mina, segundo a “CNN”.

A descoberta chamou a atenção devido ao grande tamanho da pedra, tendo sido a terceira com mais de mil quilates a ser descoberta na mina.

O país africano tem sido pródigo na descoberta de pedras grandes. Antes, em Junho, tinha sido descoberto um diamante com 1 098 quilates também no Botswana.

Partilhar este artigo