Os parlamentares do Sri Lanka elegeram o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe como o novo Presidente do país, apesar de sua fraca popularidade. Para já, a maior tarefa de Wickremesinghe é reerguer Sri Lanka do actual colapso financeiro e restaurar a ordem após meses de protestos em massa.
“Sentimos que Ranil Wickremesinghe é a única pessoa com a experiência, o know-how e a capacidade de fornecer soluções para a crise económica”, disse a Secretária-geral Sagara Kariyawasam.
Ranil Wickremesinghe deverá restaurar o país e iniciar, o mais rápido possível, novas negociações de financiamento com o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Seus desafios imediatos incluem o abastecimento de combustível e a gestão do descontentamento público.
O ex-presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, fugiu do país na semana passada, para Maldivas e depois para Singapura, após milhares de manifestantes tomarem de assalto a sua residência oficial, em Colombo, exigindo a sua demissão.
Ranil Wickremesinghe parece não ser a preferência da maioria popular que também esta a exigir a sua demissão por ser aliado próximo da família política Rajapaksa que liderou o Sri Lanka por largos anos.
Os manifestantes, da semana passada, incendiaram sua residência particular e ainda invadiram seu escritório ministerial, em Colombo, em manifestações contra sua liderança.
Muitos manifestantes expressaram, hoje, desespero e desapontamento por sua vitória.
Quando ele assumiu o cargo de presidente interino na semana passada, ordenou aos militares que fizessem o que fosse necessário para restaurar a ordem pública, após os manifestantes invadirem e ocuparem os edifícios do governo.
Ele também estendeu uma ordem nacional de estado de emergência esta semana para acabar com qualquer manifestação.
Wickremesinghe é visto por muitos como um operador político astuto que conseguiu manter-se no parlamento apesar de seu partido ter perdido todos os seus assentos nas eleições de 2020, excepto um.
Ex-primeiro-ministro por seis vezes, Wickremesinghe perdeu a corrida para a presidência nas suas duas últimas eleições. A vitória de hoje significa o levará a cumprir o resto do mandato presidencial até Novembro de 2024.
Deixe uma resposta