Os moçambicanos conhecem hoje os resultados eleitorais do escrutínio de 09 de Outubro e, posteriormente terão de ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional. O anúncio dos resultados acontecem em que o candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane convocou uma manifestação e greve em repúdio a fraude eleitoral.
Segundo o porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, o anúncio dos resultados eleitorais será feito a partir das 15h30, no Centro Internacional de Congressos Joaquim Chissano, em Maputo.
Segundo o apuramento provisório dos resultados, a Frelimo e ao seu candidato presidencial, Daniel Chapo, ganharam o escrutínio com mais de 60% dos votos.
Contudo, Venâncio Mondlane diz que estes resultados não correspondem ao que o povo votou no dia 09 de Outubro. “Não é o que o povo votou, são profundamente falsos”, disse no último sábado.
De acordo com os números avançados na noite de ontem pelo Boletim Eleitoral do Centro de Integridade Pública (CIP), a Frelimo conseguiu obter 193 lugares no território nacional e os dois assentos disponíveis na diáspora. O PODEMOS, partido que suporta a candidatura de Venâncio Mondlane à Presidente da República, está em segundo lugar, com 31 assentos, seguido pela Renamo com 20 lugares, enquanto MDM fecha a lista com quatro deputados.
(Foto DR)
Deixe uma resposta