Alguns distritos das províncias de Nampula, Zambézia, Sofala e Gaza registaram no primeiro trimestre do ano em curso, a pior seca dos últimos 50 anos, como resultado da influência do fenómeno El Niño, indica o balanço da época chuvosa e ciclónica 2023/24, apresentado na passada sexta-feira (21) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
De acordo com o mapa de incidência do INAM, e citado pela Revista Terra, entre os distritos com o registo severo da histórica seca constam Moma (Nampula), Gilé e Chinde (Zambézia) e Marromeu, em Sofala e a parte norte da província de Gaza.
“Na região centro os impactos são mais generalizados havendo necessidade de uma avaliação real no terreno quanto aos impactos na segurança alimentar” refere a avaliação do INAM.
“Na região Sul, os distritos a Norte da província de Gaza são os que mais se ressentem dos impactos da seca pois não se beneficiaram das chuvas associadas à passagem da tempestade tropical Filipo”, salienta.
Ainda segundo a avaliação da autoridade meteorológica nacional, o recente El Niño foi o quinto mais forte desde 1950. A cronologia dos eventos mais intensos é liderada pelo ocorrido na época de 2015-2016, que resultou na pior seca que assolou a região Sul do país.
(Foto DR)
Deixe uma resposta