A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, disse esta segunda-feira, que mais de 97% das empresas que tinham sido encerradas devido à pandemia do covid-19, no ano passado, já reabriram.
Sem avançar números concretos sobre o assunto, Margarida Talapa, citada pelo “O País”, revelou que com a redução de infecções, mortes e internamentos por covid-19, e, consequentemente, o levantamento de algumas restrições, várias empresas voltaram a reabrir as portas no país.
“Conseguimos gerir e mediar os problemas que íamos tendo no dia-a-dia. Hoje, podemos reafirmar que 97% das instituições empresariais que, no ano passado, tinham encerrado as suas empresas, hoje retomaram as actividades. Os trabalhadores receberam as suas indemnizações, alguns retomaram as suas actividades e conseguiram fazer o acompanhamento da situação, caso a caso. Não tivemos problemas graves”, frisou a ministra.
Entretanto, Margarida Talapa não avançou detalhes sobre as empresas que reabriram no contexto do alívio das restrições impostas pela pandemia.
Margarida Talapa e Alexandre Munguambe e demais intervenientes falavam esta segunda-feira, na Cidade de Maputo, na abertura da décima primeira Reunião Nacional da Comissão de Mediação e Arbitragem Laboral. No âmbito do evento, a ministra do Trabalho e Segurança Social avançou dados sobre os serviços prestados pela Mediação e Arbitragem Laboral, incluindo indemnizações pagas.