“Quarta vaga pode influenciar recuperação económica”, alerta economista do Standard Bank

O economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, considera que as restrições associadas à Covid-19 trazem incerteza quanto à intensidade do impacto negativo da quarta vaga, visto que a mesma pode continuar a ter influência na recuperação económica do país.

Num comentário ao inquérito PMI do Standard Bank, recentemente divulgado, Fáusio Mussá lembrou que em Dezembro se verificou uma desaceleração para 50,6, o valor mais baixo dos últimos três meses em comparação com 52,0 verificado em Novembro.

“No entanto, o PMI manteve-se acima do valor de referência de 50 pelo quarto mês consecutivo, o que indica que o crescimento económico se mantém positivo”, disse Fáusio Mussá no seu último inquérito PMI.

O economista afirmou também que embora os dados do PMI apontem para um crescimento contínuo da economia durante o quarto trimestre, depois do crescimento anual de 3,4% verificado no terceiro trimestre, face ao período homólogo, será natural que a taxa de crescimento sofra uma desaceleração.

“Afinal, de acordo com os dados de crescimento do PIB no terceiro trimestre, a actividade económica fora do sector primário continua frágil”, frisou.

Partilhar este artigo